sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Os beneficios da Chia



Esta semente não existe no Brasil, sendo originada no Sul do México, que foi adotada por Astecas, Maias e Incas, durante alguns séculos. Seu uso foi destinado a inúmeras razões, como para obtenção de energia, de endurance e força.

Tem características bem interessantes por ser uma sementinha tão pequena!

A semente de chia é rica em fibras como toda semente e tem diversos benefícos: a fibra auxilia na eliminação de toxinas pelas fezes e assim reduz compostos que causam vários tipos de câncer. Ela também melhora o trânsito intestinal e ajuda a regularizar o intestino. Também atua na melhora da saciedade.

Rica em ômega-3, uma gordura muito benéfica á saúde em inúmeros termos desde emagrecimento até prevenção e melhora de doenças. O ômega-3 tem aplicações em melhora de depressão, hiperatividade, distúrbios estéticos como celulite, flacidez, pele seca, acne, também atua na melhora da comunicação das células do corpo com o que entra no organismo e assim melhora o metabolismo. Esta gordura ajuda a sinalizar dentro do corpo que não é preciso comer mais, logo ajuda na saciedade e manutenção do peso. E ainda, ajuda a melhorar a concentração e memória.

Rica em vitaminas do complexo B, magnésio, zinco que fazem parte do metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, sendo assim, ajuda a melhorar este metabolismo controlando as diversas reações no corpo. Quanto mais nutrientes é oferecido, melhor o organismo reage frente a diversas situações.

A capacidade da chia de retardar a absorção de carboidrato pelo organismo impede a ocorrência de eventuais picos de açúcar no sangue e, ao mesmo tempo, evita a hipoglicemia.

Mesmo sendo tão pequenininha ainda é rica em protéinas! Pode ser uma aliada para mais uma opção no cardápio dos praticantes de atividade física e vegetarianos. A proteína ajuda a formar músculos e a não perdê-los quando está em processo de emagrecimento. Quanto mais músculos o corpo tem, menos oscilações de peso. Ainda  na dieta do atleta podemos ressaltar que a chia  é uma fonte de liberação gradual de energia. Além disso, o poder de absorção de água das sementes de chia impede que o atleta desidrate. Além disso as proteínas ajudam a controlar as desordens estéticas como a celulite!

A chia é rica também em antioxidantes. Muito se tem falado sobre o poder dos antioxidantes em controlar a produção de radicias livres no corpo e já se sabe que o excesso de radicais livres leva ao aparecimento de diversas doenças desde fibromialgia, câncer até mesmo obesidade!

É importante salientar que o consumo de tudo deve ser de forma moderada e com orientação.

A chia pode ser consumida de diversas formas. Pode colocar em sucos ou salada de frutas ou em bolos ou salada de vegetais. É importante observar que por ser tão pequena pode ser incômoda para pessoas que utilizam aparelho fixo ou tem algum problema dentário.

Uma dica muito relavante é deixar a chia de molho em água de um dia para o outro. A água ficará com um gel formado pela semente que é rico em fibras, atua mais na saciedade e tem mais benefícios extraídos da semente. Este gel ainda pode ser colocado para fazer bolos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário