terça-feira, 29 de maio de 2012

Os benefícios das frutas vermelhas


Amoras, framboesas, morango, mirtilo, cereja, uva escura, cranberry, goji são frutas vermelhas e devido ao seu alto teor de antioxidantes alcançaram o status de SUPER ALIMENTOS.

Suas cascas de cores que vão de vermelho a arroxeado são ricas em flavonóides, antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis por danos ao nosso organismo. O consumo de alimentos ricos em antioxidantes tem sido relacionado a redução de risco de doenças como câncer e doenças do coração.

Mas, os benefícios dessas frutas bonitas e saborosas não param por ai, os antioxidantes tem ainda papel importante na melhora das funções cerebrais, do sistema imunológico e da visão. Os estudos mostram que as antocianinas das frutas vermelhas assim como diminuem o desenvolvimento de tumores também melhoram o funcionamento do cérebro.

Além de flavonoides, são ricas também em vitaminas C e E o que aumentam seu poder antioxidante, relacionado também ao combate ao envelhecimento precoce.

A novidade fica por conta das "Goji berries", frutas vermelhas, parecidas com uvas, originárias do noroeste da China e do Tibete.

Bem aceita, têm sido utilizadas para fins medicinais e como SUPER ALIMENTO. Além de ser ótima fonte de antioxidantes as goji berries são fontes de minerais e vitaminas como zinco, ferro, cobre, cálcio, selênio e fósforo e das vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E.

Tem efeito protetor contra doenças cardiovasculares e inflamatórias. Estimula o sistema imunológico e tem propriedades protetoras contra diversos tipos de câncer.
Ainda devido aos seus efeitos antioxidantes é considerada uma fruta aliada a longevidade.

Para termos os benefícios dessas frutas elas devem ser consumidas in natura, na forma de polpa congelada ou desidratadas. Devem aparecer no cardápio como opção de sucos, em saladas de frutas, misturadas em iogurtes ou secas como opção de lanches entre as refeições.

Fonte: Flavia Morais – nutricionista da rede Mundo Verde

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Dicas para as noivas

O mês de maio é o mês das noivas, e antes que ele acabe estou deixando algumas dicas para as noivas do ano inteiro!!!!

A alimentação nos dias que antecedem uma cerimônia de casamento deve ser equilibrada e leve, com itens saudáveis no cardápio diário. É essencial fazer intervalos regulares entre as refeições para proporcionar saciedade, reduzir a ansiedade e evitar que a noiva belisque em horários inadequados. Intervalos prolongados, maiores que 4 horas, além de causarem fome levam ao ganho de gordura e ao aumento do cortisol, hormônio que eleva a retenção hídrica, deixando a noiva inchada! Já intervalos muito curtos, menores que 3 horas, impedem o corpo de queimar as gordurinhas.
Principalmente perto da data, a noiva deve consumir alimentos de fácil digestão como saladas, sopas leves e carne magra. Assim, se sente mais leve e com mais disposição, fundamental neste período tão atarefado. É bom evitar alimentos gordurosos, não apenas pelas calorias, mas pela difícil digestão. Não há proibição de nenhum alimento e a alimentação não deve ser radical. Todos podem ser ingeridos com moderação. Excessos sempre levam ao ganho de peso.

Outros fatores que podem fazer a noiva ganhar uns quilinhos são a ansiedade e o estresse. Cuidado!!!! Muitas usam esta dupla bombástica como desculpa para comer mais. Realmente, a ansiedade e o estresse causam uma procura maior por alimentos, geralmente de menor qualidade e maior valor calórico. Tente controlar-se e pratique exercícios físicos - eles são ótimos aliados nesse momento de tantas expectativas que, a gente sabe, é tenso mesmo. 


Anote as dicas
·                      Contra o estresse: suco de uva integral, frutas vermelhas (as chamadas berries), abacate, oleaginosas (castanhas, nozes, avelã, amêndoa), peixes, vegetais folhosos escuros e soja (e seus derivados).
·            No combate à ansiedade, além dos alimentos citados, podemos contar com a ajuda de salmão, sardinha, ovo, arroz integral, feijão, lentilha, alface, espinafre, azeite extra-virgem, linhaça, aveia, maçã, laranja, maracujá, banana, leite desnatado e derivados magros e chás como camomila, capim limão, erva cidreira, erva doce.


Investir num cardápio saudável é ser feliz pra sempre!


* Fonte: Blog da Dra. Aline Nascimento Nutricionista.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Estrias - como prevenir e tratamento com alimentação


Prevenção das estrias: As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade). As estrias afectam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres no transcorrer da gestação, e até mesmo crianças. As estrias geralmente são comuns nas mamas, quadris, culotes, coxas e nádegas.
Seguem abaixo os nutrientes essenciais para combater as estrias:
  • Vitamina E: impede a formação de tecido mais espesso na pele, mantendo-a hidratada e sedosa, com elasticidade.
    Fontes de Vitamina E: Sementes oleaginosas (amêndoa seca, nozes, avelãs, castanha do Pará), semente de trigo, folhas verdes (brócolis cozidos, espinafre, vagem, folhas de mostarda cozida), batata doce, leite, cereais integrais, aveia, abacate, óleo de semente de girassol, óleo de canola, óleo de milho, óleo de Oliva, ovos, tomate, cenoura, banana, salmão, pasta de amendoim e pistache seca.
  • Vitamina C: estimula a produção de colágeno e melhora a condição do colágeno existente.
    Fontes alimentares: Abóbora, Acerola, Mamão papaia, Laranja, Limão, Melão, Brócolis, Morangos, Manga, Kiwi, Pimentão vermelho ou verde, Couve, couve flor cozida, couve de Bruxelas, Ervilha, Caju, fruta do conde, goiaba, inhame (folhas), mandioca, pimenta vermelha, rabanete, salsa, suco de laranja natural, suco de limão, tomate e uva.
  • Ácido pantotênico ou Vitamina B5: é cicatrizante e mantém a pele em bom estado.
    Fontes alimentares: abacate, batata doce, farinha de aveia, fígado de boi, fígado de galinha, figo seco, frango, iogurte integral, leite integral, mamão papaia, ovo, peru, tomate e suco de laranja.
  • Zinco: acelera o processo de cicatrização interno e externo.
    Fontes alimentares: pasta de gergelim, semente de abóbora, peru, ostra, lentilha, fígado, gema de ovo, farelo de trigo, espinafre fresco, escarola, cogumelos, aveia, agrião e acelga.
  • Silício: Regenera as fibras de colágeno e elastina, evitando a perda da elasticidade da pele. Protege o colágeno já existente contra a ação de radicais livres.
    Fontes alimentares: salsa, aveia, cevada alcachofra, alho-poró, cebola, aspargo, mel, pepino e nabo.
  • Cobre: É essencial para que o corpo utilize vitamina C corretamente. Contribui no processo de coloração da pele.
    Fontes alimentares: batata, ervilha, ostra, marisco, grãos integrais, feijão, nozes e vísceras.
Caso queira mais informações, agende uma consulta!!!!

*Fonte: Dra.Juliana Dragone - Nutricionista

terça-feira, 22 de maio de 2012

Ervas e especiarias - saiba como combiná-las!!!



Açafrão
Frango, arroz, camarão.
Alecrim
Carnes e molhos, cordeiro, carne assada.
Coentro
Camarão e peixes, combina com curry.
Curry
Frango e camarão.
Erva-cidreira
Omeletes, salada de frutas, recheio de peixes e aves.
Gengibre
Carne branca.
Hortelã
Cordeiro, batata, berinjela, tomate, lentilha, feijão e pepino.
Louro
Carnes, peixes, aves, feijão.
Manjericão
Molho macarrão, sopa de legumes e salada de tomate, peixes, carnes, frangos, crustáceos, ovos e pimentão.
Manjerona
Carnes e peixes, lingüiças, e cordeiro.
Noz-moscada
Carnes, omeletes, e verduras.
Orégano
Molhos, carnes, ensopados, tomates, pizza, feijão.
Páprica
Carnes, aves e bacalhau.
Pimenta
Aves, carnes, peixes, legumes, e saladas.
Tomilho
Caça, ensopado e batata cozida, carnes, nhoques, cozidos, pratos de feijão, sopa.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Receita - Biscoito de Aveia



Biscoito de Aveia

Ingredientes:
½ xícara de açúcar refinado
½ xícara de açúcar mascavo
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 ovo
½ colher de cha de essência de baunilha
1 xicara de aveia em flocos
1 xicara de manteiga sem sal

Modo de fazer:
Pré aqueça o forno. Em um tigela bata bem o ovo até ficar espumado, em seguida junte o açúcar e a manteiga. Acrescente ao poucos o restante dos ingredientes mexendo bem. Com uma colher de chá coloque a massa em um tabuleiro untado deixando espaço entre os biscoitos. Leve ao forno por 15 minutos ou até ficarem corados.
Rendimento: 20 porções.

Os  beneficios da aveia:

ü      Reforça o sistema imunológico e combate infecções
ü      Melhora o funcionamento do intestino
ü      Controla a quantidade de açúcar no sangue
ü      Diminui o colesterol ruim
ü      Controla a pressão arterial
ü      Acalma os nervos e melhora a concentração e o esgotamento mental
ü      Ajuda acalmar e suavizar a pele em casos de eczemas, dermatites atópicas e urticária.
ü      Ajuda a facilitar a digestão

     A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas (especialmente do grupo B e E), carboidratos e fibras. Dentre tantas substâncias positivas para a saúde, as fibras solúveis merecem destaque.








terça-feira, 8 de maio de 2012

Gordura no Fígado!!! E agora??? Saiba como cuidar da saúde do seu fígado!!!



O fígado é um órgão de vital, pois é o grande órgão metabolizador do nosso corpo. Praticamente todos os nutrientes, medicamentos e substâncias tóxicas passam por ele antes de serem "distribuídos" para o organismo. Fica claro que devemos cuidar muito bem deste importante órgão!
Concentrações altas e insistentes de triglicérides no plasma podem provocar um distúrbio cada vez mais frequente, a esteatose hepática, que é o acúmulo de gordura no fígado e, se não tratado, pode evoluir para um quadro de cirrose.
Para quem tem esteatose hepática e para quem quer prevenir este mal, seguem algumas dicas.

Maneire no carboidrato É bom que se faça saber que o grande vilão é o exagero deste macronutriente, "Não significa que pães e massas devam ser abolidos do dia-a-dia", esclarece a nutricionista Luciana de Carvalho, do departamento de gastroenterologia da Universidade Federal de São Paulo. "Mas é preciso consumi-los com moderação." 

Cuidado com algumas gorduras Carnes vermelhas, manteiga, frituras, biscoitos e alimentos industrializados apresentam na composição um batalhão de gorduras saturada e trans. Ler o rótulo dos alimentos é uma grande ferramenta que poucas pessoas usam. Só para se ter uma noção da quantidade de gordura: cerca de 4 unidades de biscoito wafer de chocolate apresentam aproximadamente de 9g de gordura (total) e 1 colher de sobremesa de banha também tem 9g. O pior é que poucas são as pessoas que comem apenas 3 biscoitos recheados por vez...

Fibras A aveia, o farelo de trigo, as massas integrais, as frutas e as verduras são exemplos de fontes dessas substâncias que se revelam grandes aliadas de um fígado em forma.

Aposte nas gorduras do bem Estamos falando dos ácidos graxos monoinsaturados e dos parceiros polinsaturados. São essas as gorduras que merecem respeito e devem ser opções de substituição para outros tipos de gordura.

Antioxidantes Ícones de qualquer alimentação balanceada, as hortaliças e frutas são os principais reservatórios destas substâncias que enfrentam os radicais livres, moléculas que podem prejudicar o corpo e assim o nosso fígado.

Atenção ao álcool Eis um assunto que merece bastante cautela. Quando o fígado "engorda", mas ainda não se tornou refém de inflamações (só nesses casos), pode-se tomar até uma taça de vinho tinto (de 100 a 200 mililitros) por dia. Neste tópico é muito bom lembrar que quando se descobre a esteatose hepática é recomendado evitar ao máximo as bebidas alcóolicas, eliminar do cardápio mesmo e, para aqueles que apresentam triglicérides altos e estão sob "tratamento", até que seus níveis se normalizem não é recomendado ingerir este tipo de bebida.

Perca peso, mas vá devagar É necessário manter a disciplina de aliar uma dieta à prática de exercícios físicos para emagrecer. Perder peso devagar e de forma progressiva é o ideal. O corpo tem tempo para se adaptar às mudanças e aos novos hábitos.

* Adaptado de http://saude.abril.com.br/edicoes/0308/medicina/livre-figado-gordura/pag-01.shtml
Por Patrícia Tomita Fan


Para mais dicas, e uma dieta diferenciada e individualizada, agende uma consulta.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Cirurgia plastica aliada a nutrição é a garantia de um grande sucesso.


A nutrição é uma grande aliada da cirurgia plástica agindo com eficiência na recuperação de pacientes e na manutenção de peso em cirurgias estéticas. O organismo quando bem nutrido favorece uma cicatrização mais rápida, e consequentemente a agilidade na recuperação e a alta do paciente.  Esse método é essencial para o sucesso pós-cirúrgico. A falta ou excesso de nutrientes geram uma sobrecarga ao organismo, levando o a um desequilíbrio nutricional. Assim, doenças como a obesidade ou excesso de peso, diabetes, dislipidemias entre outras, podem surgir em decorrência desse distúrbio. Ocorre um desequilíbrio entre a parte estética e a saúde, a insatisfação com corpo geralmente sempre vem acompanhada por gordura localizada, celulites, acnes, etc. E por isso a cirurgia plástica vem sendo tão procurada atualmente.
Com uma alimentação equilibrada o organismo terá a disposição os nutrientes necessários para a evolução positiva do pós-operatório. A alimentação adequada garante a oferta de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo. Cada Ser Humano tem suas necessidades específicas, por isso, é fundamental o tratamento direcionado e individualizado, entra aqui o papel do nutricionista. A proteína é o principal componente do tecido muscular, por isso a quantidade deve suprir o organismo, pois para que haja cicatrização é necessário produção de tecido muscular. As vitaminas entram como coadjuvantes, já que são elas que dão condições para que o músculo seja formado, além do que, níveis adequados de vitaminas estimulam o sistema imunológico evitando contaminações no pós-operatório. O acompanhamento nutricional pré e pós-cirúrgico ajuda aevitar e reverter situações comuns após processos cirúrgicos, como: constipação, fraqueza e perda de tecido muscular evitando a flacidez, além de prevenir outras carências nutricionais. Importante ressaltar que no primeiro mês de pós-operatório o paciente não deve adotar dieta restritiva, eu explico gente: “mesmo que o objetivo da cirurgia seja emagrecimento para que o paciente se recupere mais rapidamente é importante que tenha uma dieta balanceada evitando a carência de nutrientes e reforçando o sistema imunológico”.
Isso não significa comer o que quiser, mas sim, adaptar-se a uma alimentação saudável para que possa garantir o resultado da cirurgia por tempo prolongado evitando a recuperação do peso devido a hábitos alimentares inadequados. O papel do nutricionista é manter e melhorar o resultado satisfatório em cirurgias plásticas, promovendo reeducação alimentar de uma forma coerente e segura, eliminando o excesso de gordura e mantendo o peso corporal. Não existem preparações ou alimentos proibidos, precisamos simplesmente aprender a encontrar o equilíbrio qualitativo e quantitativo daquilo que vamos colocar em nosso prato.
 Saúde é prioridade! Um corpo não pode ser apenas bonito, ele precisa ser saudável por dentro e por fora.

*Fonte: Dra. Aline Tonin Nutricionista