quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Alimentos do mês de Dezembro - Uva Niagara, Berinjela e Aipo


Uva Niagara
Conhecida cientificamente como Vitis vinifera, a uva é uma das frutas mais antigas utilizadas na alimentação humana. Tendo origem datada em 6.000 AC, na Ásia, sua produção se espalhou por todo o mundo.
O que poucos sabem é que as uvas propriamente ditas, vermelhas ou roxas, podem reduzir o risco de doenças do coração. Isso se deve ao fato dessas frutas conterem em suas sementes substâncias chamadas antioxidantes, dentre eles os mais importantes são o Resveratol, que relaxa os vasos sanguíneos, permitindo que o sangue flua com facilidade, e os Flavonóides, que inibem a formação de radicais livres - que deixam o organismo mais vulnerável a doenças por provocarem o envelhecimento das células – aumentam o HDL (colesterol "bom") e reduzem o risco de obstrução das artérias.
 Além de reduzir o risco de doenças cardíacas, as uvas são ricas em vitaminas A, B e C, proteínas, carboidratos, iodo e fósforo. Também melhora o funcionamento do fígado e dos rins, ajuda o estômago a se recuperar mais facilmente de úlceras e da gastrite, e também eliminam o ácido úrico do sangue.


Berinjela
Hoje ocupando um lugar de honra na gastronomia internacional e na nutrição, a berinjela amargou uma má fama quando foi introduzida no Ocidente. Possivelmente devido ao seu gosto de fundo amargo e por se assemelhar a plantas tóxicas de sua família botânica, a das solanáceas.
No final do século 20, já reconhecida como iguaria gastronômica, a berinjela ganhou o status de “planta que cura”, por causa de associações entre o seu consumo e o controle do colesterol e do diabetes. Também foi divulgado que comer berinjela “emagrecia”. Nem todos os benefícios atribuídos à planta foram comprovados definitivamente, mas é certo que a berinjela tem uma boa quantidade de substâncias antioxidantes, que atuam na prevenção de várias doenças.
Selecionem exemplares com casca lisa e brilhante. Quando a casca está opaca, há grande probabilidade de a berinjela estar amarga e fibrosa demais, além de conter muitas sementes.
As folhas na extremidade da berinjela devem estar bem verdes e grudadas à pele.
Como em outros vegetais, descarte os que tiverem a casca com manchas amarronzadas ou com cicatrizes.
O alto nível de antioxidantes encontrado na berinjela, como o ácido clorogênico e as antocianinas (pigmentos antioxidantes encontrados principalmente na casca) ajudam na prevenção ou na diminuição do risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
O ácido clorogênico, que é o principal composto fenólico da berinjela, é um dos mais potentes antioxidantes encontrados em vegetais. Essa substância tem propriedades que combatem mutações relacionadas ao câncer, vírus e outros microorganismos e o aumento do “mau colesterol”, o LDL.
O manganês e o cobre presentes na berinjela também tem função antioxidante. O cobre é necessário para a formação de hemoglobina e do colágeno, atuando na formação e reparação dos tecidos.
A vitamina B1 favorece o crescimento saudável e é necessária para que o corpo produza energia a partir dos alimentos consumidos. Já a vitamina B6 participa da síntese (fabricação) de neurotransmissores, da modulação dos receptores de hormônios e contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico do organismo.




Aipo ou Salsão
No Brasil, ele não é tão popular, mas, na Europa, o aipo tem história antiga e célebre — é citado até na “Odisséia”, o famoso poema épico escrito pelo autor grego Homero, que viveu provavelmente no século 8 a.C.
Nativo das regiões mediterrâneas do Norte da África e do Sul da 
Europa, era usado inicialmente como planta medicinal — é assim que aparece na Odisséia. Além de utilizar o aipo como medicamento, os gregos também usavam suas folhas para coroar vencedores de provas atléticas, de maneira semelhante à que faziam com as folhas de salsa e de louro.
No Brasil, ficou conhecido também como salsão, por suas folhas que se assemelham às da salsa, em tamanho aumentado.
O aipo fresco tem as folhas bem abertas e com um tom verde brilhante. Ele também é pesado em relação ao seu volume — se estiver leve, é sinal de que está murchando.
O aipo com o caule branco-esverdeado e de textura firme é o mais fresco e de melhor qualidade.
O aipo de maior qualidade e com o melhor preço é encontrado no mês de dezembro.
O aipo costuma ser utilizado para auxiliar no gerenciamento do peso por ser pouco calórico e fibroso — assim, ajuda a produzir a sensação de saciedade sem “pesar na balança”.
O aipo possui carotenóides, como beta caroteno, luteína e zeaxantina. Essas substâncias antioxidantes têm ação preventiva em alguns tipos de câncer, como o de mama, e diminuem o risco de degeneração macular e catarata.
O folato (vitamina B9) é essencial para a produção do material genético e previne más-formações fetais. É indicada para todas as mulheres em idade fértil.
A vitamina K ajuda a regular os processos de coagulação do sangue. Em grande quantidade, porém, pode interferir com alguns medicamentos anticoagulantes. Pessoas que precisam usar esses medicamentos devem manter uma alimentação em que o consumo de vitamina K seja estável (não varie muito de um dia para o outro) e consultar o médico sobre as recomendações de consumo para alimentos muito ricos nessa vitamina.
O potássio atua como regulador da pressão e do pH sanguíneos e auxilia os processos digestivos e as contrações musculares — após atividades físicas muito intensas, a reposição de potássio no organismo ajuda na recuperação dos músculos.
E o fósforo, que é o mineral mais abundante no organismo depois do cálcio, tem papel fundamental na saúde de ossos e dentes e auxilia a regeneração de tecidos.

3 comentários:

  1. Já coloquei o aipo na minha lista de supermercado!! Na semana que vem vou comprar e comer depois que sair da academia. Ontem comprei uvas, adoro berinjela mas eu sou a única que gosta em casa e teria que cozinhar só pra mim, preciso pesquisar umas receitas e reapresentar para os meus filhos.
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Lais vou postar uma receita de berinjela para você tá!!!!! Depois me conte o que achou do aipo. Obrigada pelos comentarios. Bjssss. Roberta

    ResponderExcluir
  3. É exatamente o que eu preciso, receitas!!!! Eu fico procurando na internet mas acabo desistindo de cozinhar alimentos diferentes por preguiça, mas se for uma receita fácil eu faço!
    Obrigada!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir