segunda-feira, 27 de junho de 2011

Fatores que influenciam a balança!!!

1- A TPM, um rebuliço hormonal: A mulher pode ganhar ate 2kgs durante essa fase. Culpa da progesterona, hormônio feminino, age nos rins, inibindo a eliminação de sódio e provocando o inchaço.

2-Retenção de Líquidos: Cerca de 60% do peso corporal é composto de água. Qualquer variação nesse numero faz a pessoa sentir-se inchada. Para evitar tome no mínimo 2L de agua por dia e evite alimentos com muito sódion(sal)
Um grama de sal pode reter ate 200ml de agua no corpo, que depois pode levar ate 3 dias para voltar a normalidade e expelir o excesso. Então imaginou em um churrasco, onde será consumido sal em excesso? Então, nem pensar em se pesar nos próximos 2 dias.

3- Ganho de massa magra: Quem pratica musculação é normal ter um ganho de massa magra e redução de gordura. É comum a pessoa se pesar e ficar preocupada ao ver que teve um aumento de peso. Mas isso acontece porque o musculo é mais denso e pesa mais que a gordura.
Se a mudança de gordura pra massa magra estiver acontecendo você começara a notar em suas roupas que ficarão mais largas mesmo com a balança mostrando o inverso.


4-Horário da pesagem: O horário em que se pesa influencia e muito no seu peso.
Dê preferencia em se pesar ao acordar, depois do xixi e em jejum. Seu corpo estará livre do inchaço normal que se ganha durante um dia de trabalho em pé ou sentada. Caso não seja possível, sempre pesar no mesmo horário.

5-Bexiga cheia: A agua é uma santa aliada no emagrecimento. Ela elimina todas as toxinas existentes em nosso corpo e auxilia no bom funcionamento do intestino. Mas se após tomar um copão de agua ou de suco você se pesar pode levar um baita susto.
So pra ter uma ideia, ½ litro de agua é o que equivale a 0,500g na balança.

6- Roupas e sapatos: Se não tiver uma balança em casa quando for a farmácia tente estar com menos roupa possível, para se ter uma idéia, uma caça jeans de adulto pode desar de 0,500 a 1 kg.

7- A Balança: Se pesar sempre na mesma balança é obrigatório. De uma para outra pode ocorrer grandes diferenças.
E mais....quando vc se curva para enxergar seu peso também pode alterar o resultado.


8-Intestino preguiçoso: Depois que comemos inicia-se o processo de digestão, absorção e por fim eliminação dos resíduos que não foram aproveitados pelo organismo.
Se algo der errado em uma dessas etapas e “atrasar” com certeza você sentira na balança.

9-Excesso de suor: Depois daquela aula de aeróbica se você subir na balança vai dar pulos de alegria com o que vai ver.
Mas é pura ilusão, o que foi eliminado na verdade não foi a gordura mas sim o liquido que ao tomar uma agua ou um suco você já poderá estar recuperando aquelas gramas que achou que havia eliminado.



segunda-feira, 20 de junho de 2011

Alimente-se bem no Inverno!!!

A chegada do inverno traz também tentação para quem luta contra a balança. O consumo de vários pratos e bebidas calóricas, como fondue, chocolate quente, sopas, vinhos e massas, podem levar por água abaixo todo o esforço e empenho que você teve para manter a forma durante o verão. Os resultados mais visíveis são o ganho de peso e redução da massa muscular.
Podemos aproveitar as delícias da estação utilizando o bom senso e a moderação. Sem ficar com a consciência pesada porque comeu ou porque não comeu. Seguindo essas dicas, você poderá passar pela estação sem ter que se sacrificar:
ü   Em primeiro lugar, devemos manter a hidratação do corpo também no inverno. É comum as pessoas reduzirem o consumo de líquidos nesse período do ano, o que não é recomendável. A recomendação de água é de no mínimo 1,5 litros ao dia. Como há maior necessidade de produção de calor, o corpo necessita também de água.
ü    Fracione as suas refeições, estabelecendo horários e não pulando nenhuma das refeições. Não fique por longos períodos sem se alimentar para não comer demais na próxima refeição.
ü     Coma devagar e em ambientes tranqüilos para sentir quando estiver satisfeita. Pare no momento certo e aprenda a se controlar.
ü     O chocolate quente, tão apreciado nesta época do ano, pode ser substituído por um chá com adoçante, que esquenta o organismo da mesma forma. Mas, se não abre mão do chocolate quente, prepare-o com leite desnatado e achocolatado diet.
ü    Se não resistir a um delicioso fondue, dê preferência aos de queijo, preparados com leite desnatado e queijo magro. Você pode utilizar vegetais no lugar de pão. Exemplo: cenoura, pepino, couve-flor, brócolis, chuchu.
ü   As sopas podem e devem fazer parte do cardápio, mas escolha as mais nutritivas e menos calóricas, como as de legumes.
ü   Já as sopas cremosas, como as de queijo, ervilha, devem ser evitadas.Isso porque entre os ingredientes utilizados estão o bacon, queijos amarelos ou cremosos, creme de leite, o que as tornam calóricas devido às quantidades de gorduras.
ü  É comum que as pessoas diminuam a ingestão de alimentos frios como as saladas, o que não é recomendado. Elas são importantes em nossa alimentação, porque fornecem vitaminas, fibras e devemos utilizá-las refogadas ou junto a outras preparações.
ü      Quando desejar consumir doces, opte por frutas da estação, barrinha de cereais e gelatina diet. Uma boa opção é maçã assada com canela.
ü      Procure substituir os queijos amarelos pelos brancos, que são menos calóricos.
ü      É importante que você não perca o ânimo para continuar praticando suas atividades físicas. Além dos benefícios do exercício, ajuda no controle do peso.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Festa Junina - Saiba como manter uma alimentação saudável nesta época!!!

As festas juninas, que muitas vezes se estem até o mês de agosto, é um ótimo programa para toda a família. Essas festas são sempre muito animadas, com danças típica, brincadeiras e claro as comida típicas.
Como podemos aproveitar as  deliciosas comidas típicas dessas festas, mais sem esquecer de manter uma alimentação saudável?
Aqui vão algumas dicas para manter uma alimentação saudável nesse período.
Listarei abaixo alguns pratos típicos encontrados nas festas juninas, e como devemos apreciá-los:
Milho Cozido: é um alimento rico em carotenóides. Devemos consumi-lo com pouco sal, pois esse é contra indicado devido ao excesso de sódio encontrado na sua composição, e este pode elevar a pressão arterial e a retenção hídrica. Também deve ser evitado o uso de margarina e manteigas, pois esses alimentos são ricos em gorduras saturadas.
Cuscus: o cuscus é composto basicamente de tapioca, coco, leite de coco, leite e açúcar. Para tornar esse alimento mais saudavél, podemos substituir o leite integral pelo o leite desnato, ou até mesmo por água quente, que não irá alterar o sabor do cuscus. Tomar cuidado com a quantidade de açúcar a ser adicionada.
E não é necessária a adição de leite condensado, pois este só irá tornar o cuscus mais calórico.
Bolo de Aipim: esse é composto de aipim, leite, ovos e açúcar. Tomar cuidado com a quantidade de açúcar a ser adicionado. o leite integral pode ser substituido por leite desnatado, tornando assim menos gorduroso.
Cocada: nessa preparação também devemos tomar cuidado com o excesso de açúcar, como não podemos reduzir muito a sua quantidade, pois é ele que dá a consitencia da preparação, não devemos adicionar leite condensado.
Pé de Moleque, Paçoca e outros derivados do amendoim: devemos tomar cuidado com a aflatoxina, é uma substancia tóxica e teratôgenica, esses alimentos são desaconselhados o consumo para crianças e gestantes.
Caldo Verde: um tipo de caldo muito consumido nessa época, composto de batata, couve e carnes salgadas ou embutidos. Deve ser consumido moderadamente, pois a batata é um tubérculo rico em amido e os embutidos são ricos em gorduras  e contém também nitrito e nitrato, que são elementos prejudiciais a saúde.
Cachorro Quente: também um prato muito tradicional nessas festas e apreciado principalmente pelas crianças. Mais devemos tomar cuidado com esse alimento, pois a salsicha é rica em nitrito e nitrato, além de gordura saturada, o que é prejudicial a nossa saúde. Essa recomendação também deve ser em relação ao consumo de salsichão.
Aproveitem as festas juninas com moderação e sem culpa.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Ganho de peso após o casamento...é inevitável?????

Atualmente tem se ouvido muitas pessoas, principalmente mulheres, reclamarem de ganho de peso após o casamento. Mais afinal qual é a relação existente entre o casamento e o ganho de peso? Será que esse ganho de peso é inevitável?
Vários são os motivos para o ganho de peso após o casamento. Com o casamento temos nossa independência no supermercado e podemos comprar o que quisermos. Com isso nas primeiras compras acabamos enchendo nossa despensa de supérfluos. Nesse momento temos que pensar em um consumo consciente e balanceado e deixar de lado os supérfluos e as guloseimas.
Um outro fator muito comum de ocorrer no inicio da vida do casal é o querer agradar o companheiro através de comidas saborosas. A mulher acaba fazendo a preparação com muito carinho e da preferência do seu companheiro, que a maioria das vezes as preparações preferidas são de origem animal, como carnes, ovos e queijos, acompanhados de batata frita, ou massas recheados e caprichadas nos molhos. E a esposa é claro acaba acompanhando nessa comilança.
Outro motivo muito comum hoje em dia é a busca por praticidade, devido a dupla jornada de trabalho da mulher, onde além dos seus afazeres domésticos, tem sua vida profissional para se dedicar, e com isso passam por consumir alimentos rápidos e fáceis de preparar, e esses alimentos acabam sendo ricos em gordura, açúcar e sódio. Ou seja, alimentos que chamamos de calorias vazia, pois "matam a fome" sem nutrir nosso organismo.
Com tantos fatores fica difícil não engordar, pois o ganho de peso concentra-se nos hábitos alimentares e comportamentos alimentares inadequados.
Para mudar esse quadro, muito cuidado ao ir ao supermercado, vá sempre com uma listinha, e compre somente aquilo o que realmente for necessário, deixando de lado as guloseimas.