segunda-feira, 30 de maio de 2011

Saiba como incluir os antioxidantes na sua dieta!

Os alimentos, principalmente frutas, hortaliças, oleaginosas, estão repletos de substâncias antioxidantes, que previnem os danos causados por radicais livres, os mesmos que são responsáveis por patologias e envelhecimento precoce. Os antioxidantes estão relacionados à menor incidência de câncer, aumento do sistema imune, prevenção de glaucoma e degeneração macular, redução do risco de doenças cardíacas e oxidação de lipídeos no sangue, bem como redução de demais patologias e do envelhecimento precoce.
Cada alimento possui substâncias particulares e distintas que em combinação uns com os outros potencializam sua ação no organismo. 
Alguns bons exemplos:
Vitamina A: também conhecida como retinol, é uma vitamina lipossolúvel, que ocorre apenas em alimentos de origem animal.  Os carotenóides, no entanto, servir como uma grande fonte de alfa, beta e gama-caroteno que o nosso corpo converte em vitamina A e pode ser encontrado em muitos legumes e frutas. Como um poderoso antioxidante, a vitamina A é importante contra o estresse oxidativo, ou "ferrugem celular", dentro de nossos corpos, protegendo-nos dos problemas de saúde como a catarata, aterosclerose, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer. Vitamina C: é um antioxidante poderoso e eficaz que protege nosso organismo de radicais livres que causam o estresse oxidativo. Excesso de estresse oxidativo, ou "ferrugem celular", pode levar a uma série de graves condições médicas, como a aterosclerose, que pode causar doença cardíaca e derrame, e está associado com muitos tipos diferentes de câncer, incluindo o pulmão, boca, garganta, cólon , estômago e esôfago. A vitamina C também ajuda a regenerar suas fontes de vitamina E (um antioxidante útil).
Vitamina E: solúvel em gordura e antioxidante, possui propriedades anti-inflamatórias, além de leve propriedade como anticoagulante. Embora o uso de vitamina E como suplemento ainda seja controverso, os suplementos são úteis para em casos de doenças.
Selênio: Uma ingestão adequada de selênio é adequada para manter os níveis adequados de glutationa peroxidase, enzima que contêm selênio. O baixo selênio também está associado a níveis elevados de interleucina-6, citocina que ativa o sistema imune. O micronutriente está envolvido no processo metabólico dos lipídeos, atuando também como potente antioxidante.
Licopeno: você os encontra em alimentos como tomates, melancias, goiabas, pertence ao grupo dos carotenóides que agem na prevenção do envelhecimento precoce, defesa imune e proteção contra o câncer, em especial ao câncer de próstata. Quer uma boa dica? Faça seu próprio molho de tomate ao invés de molhos industrializados e não desperdice as goiabas quando estão na época, o fruto também é rico em vitamina C.
Luteína e zeaxantina: Carotenóides importante à saúde ocular, prevenindo a catarata e a degeneração macular. Se você consome pimentões, milho, gema de ovos, couve e espinafre estará trazendo grandes benefícios à sua saúde.
Antocioninas: Inibem a formação de coágulos sanguíneos, dando uma força à circulação como também ao sistema imune. As frutas como açai, cereja, amora, uva são ricas em antocioninas.
Então, você tem muitos motivos para variar mais seu cardápio. Os alimentos estão disponíveis com  objetivo de proteger seu organismo.
Como incluir antioxidantes no cardápio? Uma abordagem positiva é manter a variedade no consumo de alimentos de origem vegetal, os alimentos possuem uma combinação de nutrientes individuais e únicos. O Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde recomenda 400 gramas ou 5 porções de frutas e vegetais ao dia, isso seria o mínimo, muitas vezes não atingível à maioria da população.
Por meio de um ou mais mecanismos, os antioxidantes são substâncias que retardam a velocidade da oxidação, retardando a formação de radicais livres. Alimentos fornecem substâncias antioxidantes. Os antioxidantes mais comuns são as vitaminas C, E e A, betacaroteno e outros carotenóides, flavonóides, selênio, biotina, coenzima Q10, ácido alfalipóico.
A forma mais simples e eficaz para alcançar uma boa saúde e longevidade é o foco sobre a nutrição diária. A melhor maneira de repor as necessidades do organismo com antioxidantes está em realizar uma alimentação variada. A grande recomendação é consumir a quantidade necessária de fitoquímicos, sem ingerir frutose em excesso. Uma das opções está nos sucos de hortaliças e legumes, acrescentando uma variedade de folhas verdes escuras... Outra, é utilizar e ervas e condimentos como orégano, cúrcuma, canela, gengibre...; variar o consumo de frutas entre as refeições; optar pelas nozes, castanhas, amêndoas como lanches, incluir cereais e grãos integrais... As opções são distintas, use a criatividade, otimize sua dieta.


Ter uma boa qualidade de vida é algo que todos nós sonhamos. Mas isso depende muito mais de nós mesmos do que de qualquer outra coisa. Por isso comece cuidando da sua alimentação e tenha mais saúde!!!!

sábado, 28 de maio de 2011

Sugestões e Dúvidas!!

Olá Leitores do blog!!

Você tem alguma dúvida ou curiosidade sobre alimentação? Gostaria de ler sobre algum tema? Então deixe a sua sugestão nos comentários deste post que em breve irei escrever sobre o assunto sugerido por você!

Fico no aguardo!




segunda-feira, 23 de maio de 2011

Vitamina C um ótimo antioxidante

A vitamina C ou ácido ascórbico, é um nutriente solúvel em água que é vital para todos. Os alimentos que são especialmente ricos em vitamina C são a salsa, brócolis, pimentões, morangos, laranjas, limão, mamão, couve-flor, couve, mostarda e couve de Bruxelas. Aqui estão sete razões para incluir a vitamina C em sua alimentação diária:

Imunidade
Não só a vitamina C é um componente conhecido de seu sistema imunológico, também é necessário para o colágeno, a principal proteína estrutural encontrada no tecido conjuntivo. Uma dose saudável de vitamina C protege o organismo contra a infecção e manutenção dos ossos e dentes saudáveis, bem como a habilidade do corpo para reparar as feridas.

Resfriado Comum
Junto com suas funções imunológicas que lutam contra bactérias, vírus e infecções, a vitamina C também serve como um anti-histamínico afetivo que irá diminuir os efeitos desagradáveis ​​do resfriado comum, incluindo a inflamação do nariz, entupido e dores.

Antioxidante
A vitamina C é um antioxidante poderoso e eficaz que protege nosso organismo de radicais livres que causam o estresse oxidativo. Excesso de estresse oxidativo, ou "ferrugem celular", pode levar a uma série de graves condições médicas, como a aterosclerose, que pode causar doença cardíaca e derrame, e está associado com muitos tipos diferentes de câncer, incluindo o pulmão, boca, garganta, cólon , estômago e esôfago. A vitamina C também ajuda a regenerar suas fontes de vitamina E (um antioxidante útil).

Hipertensão
A vitamina C tem demonstrado em reduzir a pressão arterial e, portanto, diminuir a probabilidade de hipertensão, bem como os graves problemas de saúde que se seguem, como as doenças cardiovasculares.

Vasos sanguíneos
Junto reduzir a pressão sanguínea, a vitamina C garante a dilatação adequada dos vasos sanguíneos, que pode evita doenças como a aterosclerose, colesterol elevado, falha cardíaca congestiva e angina de peito (um fornecimento insuficiente de sangue para o coração, que causa fortes dores no peito).

Intoxicação por chumbo
A vitamina C reduz drasticamente o seu nível de chumbo no sangue. Isto é especialmente importante para as crianças que vivem em áreas urbanas, como os estudos têm demonstrado que a toxicidade do chumbo pode levar a problemas comportamentais e de desenvolvimento, tais como dificuldades de aprendizagem e baixou IQ.  Adultos, além disso, podem sofrer danos nos rins e pressão alta.

Cataratas
A lente do olho humano necessita de vitamina C para funcionar corretamente, e uma deficiência pode levar à catarata (uma condição na qual a lente se torna cada vez mais opaca, causando visão embaçada). Uma maior ingestão de vitamina C tem demonstrado para combater a catarata, aumentando a quantidade de fluxo sangüíneo para o olho.
  
Excelentes razões para um ótima nutrição, certo? A vitamina C é fonte diária indispensável à sua saúde, busque orientações para incluir quantidades adequadas em sua dieta, bem como formas de consumo, já que é de fácil oxidação, e uma fonte segura de suplementação diária, se necessária. Poluição, fumo, bem como fumo passivo aumentam as necessidades da vitamina.

Fonte: Mariana Fantini - Busque Saúde

segunda-feira, 16 de maio de 2011

As propriedades do Kefir

O Kefir é originário do Cáucaso e composto por lactobacilos e leveduras. Os grãos se tornam mais ativos em altas temperaturas (20 a 37ºC) e, assim, se multiplicam e aumentam de tamanho mais rapidamente (em questão de horas).
Após a fermentação, o Kefir pode ser guardado em geladeira e consumido em até 3 dias.
Para cultivar o Kefir coloque 1 colher de sopa de Kefir e meio litro de leite em um pote de vidro. Um Kefir mais leve é produzido em 6 horas de fermentação. Se quiser mais ácido é só deixar por mais horas.
Antes de consumir peneire os grãos e consuma somente o líquido. Os grãos podem ser fermentados novamente e o leite pode ser consumido na hora ou guardado na geladeira para ser ingerido em outro momento. Porém, jamais congele o Kefir para que os microorganismos presentes não desapareçam.
Ao peneirar poderá observar uma gosma branca que é chamada de Kefiran, considerado um poderoso anti-cancerígeno.
O Kefir tem aparência de uma coalhada e pode ser misturado em diversas receitas, como: frutas, mel, cereais, receitas que levam leite ou iogurte (substituindo estes ingredientes).
Ainda não foram descobertos todos os microorganismos e nutrientes que o kefir contém, mas o que se sabe é que possui:
8 leveduras, 2 bactérias acéticas, cerca de 16 lactobacilos, cerca de 9 streptococci/lactococci, ácido fólico, ácido pantotênico (vitamina B5), biotina (vitamina B), cálcio, carboidratos, fósforo, gordura, lactase, magnésio, niacina (vitamina B3), potássio, proteínas, piridoxina (vitamina B6), triptofano, vários outros aminoácidos benéficos, vitamina B12, vitamina K.
É recomendado que não se utilize objetos de metal para manipular o Kefir por causa da possível reação do ácido da fermentação com o metal.
Estudos sugerem que seus benefícios são muitos, entre eles:
ü       Combate a asma, acne, problemas renais, acidez estomacal, problemas circulatórios, colesterol, reumatismo, osteoporose, hepatite, bronquite, catarro, tuberculose, descontrole da produção de bilis, alergias, enxaqueca, males do cólon, úlceras, problemas digestivos, colites, bactérias hostis,
prisão de ventre, diarréia, candidíase, inflamações intestinais, depressão, diversos eczemas, escleroses, tumores, problemas cardiovasculares;
ü       Auxilia a regular a pressão sanguínea;
ü       Aumenta o sistema imunológico melhorando a resistência contra inúmeras doenças;
ü       Regula a glicose presente no sangue melhorando o diabetes;
ü       Beneficia coração, pâncreas, rins, próstata, fígado, músculos, cabelo, pele, sistema nervoso;
ü       Aumenta a absorção de vitaminas e sais minerais, principalmente a vitamina B12;
ü       Combate Distúrbios nervosos como ansiedade, insônia, síndrome de fadiga crônica;
ü       Ajuda na dieta para perda de peso atuando como um enzimático poderoso, aumenta consideravelmente o anabolismo, ou seja, a absorção de nutrientes equilibrando o organismo. Promove saciedade. Porém, não se recomenda consumir kefir em jejum.
Kefir é um alimento probiótico e você pode conseguir através de uma doação. Há diversos sites que promovem esta prática.
Não há restrição para o consumo de 1 litro e meio de Kefir por dia, porém caso tenha alguma patologia consulte seu médico e/ou nutricionista.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Batata doce - 9 razões para ser consumida!!!


BATATAS DOCES são embalados com NUTRIÇÃO. Grande fonte de minerais como o manganês, ácido fólico, cobre e ferro. A variedade de cor escura é uma grande fonte de carotenóides (precursor da vitamina A), vitaminas C, B2, B6, E e biotina. As batatas doces são também uma fantástica fonte de fibra alimentar. Aqui estão nove motivos que você deve comer mais batata doce:


Nove razões pelas quais você deve comer batata doce

1. As batatas doces são ricas em antioxidantes, que atuam no corpo para evitar problemas inflamatórios como a asma, artrite, gota, e muitos mais.


2. São excelente fonte de carboidratos para pessoas com problemas de açúcar no sangue. Estas raízes fibrosas podem ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue e prevenir doenças como a resistência à insulina.

3. São saudáveis para o trato digestivo. Por ser rica em fibras digestivas, especialmente quando a casca também é consumida, ajudando a aliviar a constipação e prevenindo o câncer de cólon.

4. As batatas doces são boas para aqueles às gestantes ou estão tentando engravidar, porque são ricas em ácido fólico, que é essencial para o desenvolvimento saudável das células fetais e tecidos.

5. Embalado com importantes vitaminas e outros nutrientes, comer batata doce pode aumentar a imunidade, apoiando as necessidades do corpo.

6. As batatas doces são boas para prevenir doenças cardíacas. Alto teor de potássio, pode ajudar a prevenir o aparecimento de ataques cardíacos e derrames. O potássio também ajuda a manter o equilíbrio de fluidos e eletrólitos no corpo, o que é importante para estabilizar a pressão arterial e regulação da função cardíaca.

7. São boas para aliviar cãibras musculares. deficiências de potássio são a principal causa de cãibras musculares, além de lesões. Ao fazer batata doce uma parte regular de sua dieta (junto com o exercício propriamente dito), pode-se esperar um aumento de energia e cãibras musculares e lesões menos.

8. As batatas doces são boas para tratar os sintomas relacionados ao estresse. O corpo tende a usar uma grande quantidade de potássio e outros minerais importantes quando se está sob estresse. Fornecem minerais importantes que ajudarão a manter o equilíbrio durante todo o corpo durante períodos de estresse.

9. As batatas doces estão em primeiro lugar em alimentação de todos os legumes... porque são uma fonte rica de fibras dietéticas, açúcares naturais, carboidratos complexos, proteínas, carotenóides, vitamina C, ferro e cálcio.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Alimente-se bem...procure uma nutricionista!!!!!!!!!!


O segredo de um corpo bonito e saudável está na escolha certa dos alimentos que comemos.

Para uma dieta diferenciada e individualizada, agende uma consulta.

Saiba como lidar com o refluxo!!!

O refluxo gastroesofágico nada mais é do que o retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, fenômeno conhecido popularmente por azia ou queimação. Todos nós ocasionalmente já tivemos esses sintomas, mas quando esse incômodo passa a ser frequente o refluxo torna-se uma doença.
O esôfago é um tubo muscular responsável por encaminhar os alimentos que deglutimos até o estômago. Esse último, por sua vez, apresenta em sua entrada um esfíncter, que serve como uma verdadeira porta que impede que o conteúdo do estômago volte para o esôfago. Porém, em alguns casos, o esfíncter pode falhar por algum motivo, não conseguindo então conter o conteúdo estomacal.
Quando a sensação de queimação for frequente, é muito importante procurar um médico para que ele dê um diagnóstico. O conteúdo ácido do estômago em contato com a mucosa do esôfago por períodos prolongados pode levar à esofagite de refluxo, uma inflamação que pode levar a sérias complicações.
Do ponto de vista da Nutrição, existem algumas medidas a serem tomadas que podem ajudar a evitar a ocorrência de refluxo. 
São elas:

ü      Fracionar a alimentação
ü      Evitar o consumo de chocolate, alimentos ácidos, gordurosos e condimentados
ü      Evitar bebidas gaseificadas, café, chá mate, chá preto, chá verde e álcool
ü      Manter um peso saudável
ü      Evitar a ingestão de alimentos por 3 horas antes de deitar
ü      Elevar a cabeceira da cama em 20cm
ü      Evitar roupas apertadas
ü      Não fumar.