terça-feira, 26 de abril de 2011

Os benefícios do Chá Verde

O chá verde é conhecido por suas inúmeras funções terapêuticas, como prevenção de câncer e auxílio no emagrecimento. A boa fama da planta milenar é grande. Atualmente, ela pode ser aproveitada em infusões, cremes, cápsulas e ainda ser usada como solução injetável no combate a gordura localizada, em consultórios e clínicas de estética. 


Acelere o emagrecimento 
Por ser composto por substâncias antioxidantes, o consumo do chá verde pode diminuir as taxas de colesterol e ativar o sistema imunológico. No que diz respeito a doenças degenerativas, como câncer, é composto por princípios ativos bioflavonoides e catequinas, poderosos no bloqueio das alterações que dão início aos tumores.


Os benefícios da bebida superam o inconveniente de ela ter um gosto amargo e pouco agradável. Para as pessoas que precisam emagrecer, o chá verde, quando bebido em infusão, pode ser um potente aliado, uma vez que acelera o metabolismo e contribui para a queima de gordura corporal. Esteticamente, a planta reduz as rugas de expressão e hidrata a pele, ainda que consumido em cápsula.


Tratamentos estéticos 

O extrato da planta do chá verde, além de trazer benefícios em sua fórmula mais difundida, como bebida, também pode dar uma forcinha para você ficar mais bonita. Por apresentar boas taxas de teofilina e cafeína, na forma de injeção, ele aumenta o funcionamento do metabolismo, combatendo a gordura localizada e a celulite. Porém , a aplicação do extrato não elimina a necessidade de se tomar a bebida para obter todos os benefícios que a planta oferece.

É importante ficar de olho na dosagem e, claro, nas características de cada organismo. Por isso a necessidade do acompanhamento médico antes de realizar qualquer tipo de tratamento. A produção de injeções de chá verde não é feita em grande quantidade, diferente dos medicamentos comercializados em drogarias. Por isso, a receita é indispensável para que a solução seja produzida em farmácia de manipulação. 


Cuidados com o consumo 
O consumo de chá verde é recomendado em processos de emagrecimento. No entanto, isso não o absolve de complicações e efeitos indesejados que podem colocar em risco a saúde.

Ele contém cafeína e pode elevar a pressão arterial. A infusão também não é recomendada para hipertensos, gestantes ou para mulheres que estão amamentando. 


O consumo em excesso pode provocar sintomas como náusea, taquicardia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais. Recomendas-se beber três ou quatro xícaras diariamente, garantindo os benefícios e evitando o consumo exagerado. 



Tenha cuidado no preparo. Ferva a água, apague o fogo e dilua duas colheres de chá em uma xícara de chá. Deixe o recipiente tampado entre cinco a dez minutos. A infusão não deve ser reaquecida e, depois de preparada, pode permanecer em locais sem luz por até 12 horas sem perder os seus efeitos. 


Para mais dicas, e uma dieta diferenciada e individualizada, agende uma consulta.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Alimente-se bem na Páscoa!!!


     Não importa a idade, a comemoração da páscoa está associada ao consumo e distribuição de chocolates para os familiares e amigos.
   É difícil resistir à enorme variedade aos tipos e variedades de ovos de páscoa expostos em prateleiras de lojas e supermercados. Nem que seja apenas um ovinho!
  
  É possível conciliar a saúde e o prazer de comer chocolate?
   Quando consumido sem exageros é considerado saudável e nutritivo. A recomendação é de 25 a 30g de chocolate por dia, o que equivale aproximadamente uma barra pequena ou um bombom.
   Para tornar o chocolate aliado da saúde, além da quantidade, é preciso ficar atento ao tipo de chocolate. Quanto mais cacau, mais saudável é o chocolate, pois possuem quantidade reduzida de açúcar e gordura. O chocolate amargo (70% cacau) contém substâncias antioxidantes que melhoram a circulação sanguínea, reduzindo assim o risco do surgimento de doenças do coração.
   Já o chocolate branco não é muito indicado, pois contém apenas a manteiga de cacau, ou seja, gordura hidrogenada. Consumido em excesso, pode aumentar o peso e contribuir para o aparecimento de doenças cardiovasculares.
   
     Há um horário ideal para comer chocolate?
    O ideal é a após as refeições, principalmente o almoço, porque há outros alimentos a serem absorvidos, como carboidratos, proteínas e também as gorduras. Então a absorção do próprio chocolate não será 100%. Diferentemente, se consumido no meio da tarde, com o estômago vazio.
    Além disso, o chocolate ingerido na medida certa estimula a produção de serotonina, um calmante natural, que produz a sensação de bem-estar e melhora do humor.

       Dicas importantes:

ü      Para controlar a quantidade de chocolate, o segredo é comê-lo em pedaços pequenos e devagar. Deixe-o derreter na boca, pois assim, reduzirá a ansiedade e “necessidade” de comer em maior quantidade.
ü      Prefira chocolate amargo ou meio amargo – O chocolate amargo possui flavonóides epicatequina e ácido gálico, que são antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos, prevenir câncer e promover a saúde do coração. Para quem não gosta muito do sabor do chocolate amargo, pode ser consumido o meio amargo, ele proporciona quase os mesmos benefícios. Mas atenção: o consumo deve ser moderado.
ü      Observe na embalagem o valor nutricional – O ovo de Páscoa contém teor muito elevado de gorduras e açúcares, deve ser um consumo moderado, já que em pequenas quantidades de chocolate pode-se ultrapassar a recomendação diária desses nutrientes. Observe sempre os rótulos.
ü      Não se engane pelas versões diet – As versões diets não possuem açúcares, porém podem conter grande quantidade de gorduras. Portanto, novamente, fique sempre atento ao rótulo, que deve conter essa informação.
ü      Consuma peixe, principalmente o bacalhau – Alimento muito consumido na Páscoa, o bacalhau além de muito saboroso é de fácil digestão. E mais que isso, possui nutrientes como minerais (ferro, fósforo e magnésio), vitaminas (A, D, E e niacina) e tem baixa taxa de colesterol e gordura. Ele também é considerado uma boa fonte de ácido graxo polinsaturado, o ômega 3, ácido graxo que favorece o desenvolvimento do sistema imunológico, contribui para a redução dos níveis de colesterol e triglicérides, ajudando também na redução das doenças cardiovasculares e dislipidemias. Mas, atenção: como este alimento é rico em sal, pessoas que possuem hipertensão, a conhecida “pressão alta”, devem ter cuidado com a quantidade no consumo.



segunda-feira, 11 de abril de 2011

Alimentação Saudável na Menopausa

O climatério é o período de passagem entre a vida reprodutiva e a menopausa. Normalmente é acompanhado de sintomas característicos como: calores e suores, ressecamento vaginal, incontinência urinária, diminuição da libido, humor depressivo e instabilidade emocional. O termo menopausa refere-se à interrupção definitiva das menstruações; que deve ocorrer há pelo menos um ano.

Modificações que acompanham a menopausa:
- A pele pode se tornar fina e enrugada além de haver perda de cabelos, secura nos olhos e dor nas articulações.
- Incontinência urinária (vontade de urinar a todo o momento), secura vaginal provocando dor ou desconforto durante o ato sexual.
- Pode ocorrer um ganho de peso e descontrole do colesterol, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
- A ausência dos hormônios também pode afetar os ossos e aumentar as chances de desenvolvimento de osteoporose.

Como a alimentação pode ajudar?
- É recomendado um consumo adequado de hortaliças e frutas. Pois os alimentos desse grupo alimentar são fontes de fibras que contribuem para o funcionamento do intestino, além de impedir a absorção em excesso de gorduras e carboidratos.
- Não podemos esquecer do consumo adequado leite e derivados, de preferência desnatados. Esse é um grupo de alimentos muito importante por ser fonte de cálcio, mineral envolvido na prevenção da osteoporose.
- Procure consumir soja e seus produtos derivados, que são fontes de fitoéstrogenos, substâncias que auxiliam no combate aos sintomas relacionados à menopausa.
- Outros compostos que também “imitam” os efeitos do estrógeno no organismo são as lignanas, encontrada na linhaça. Vale a pena investir nessa semente tão versátil!
- Os açúcares e doces e os óleos e gorduras devem ser consumidos com moderação. Pois o consumo desse grupo alimentar em excesso favorece o excesso de peso e o surgimento de outras doenças. Como já existe um favorecimento para o ganho de peso nessa fase da vida, não podemos abusar.

A menopausa é um período de mudanças, porém não deve ser visto com desânimo ou tristeza. Deve ser encarado como o início de uma nova vida, onde os filhos já estão criados e as responsabilidades já não são tão grandes. Dessa forma a mulher deve aproveitar esse período para consagrar a maturidade!

*Fonte: Dra. Ana Cláudia Silva - Nutricionista
 

terça-feira, 5 de abril de 2011

Obstipação Intestinal?? E agora? Saiba o que fazer!!!

A constipação intestinal(ou obstipação,intestino preso) pode ser classificada como aguda (início recente, abrupto) ou crônica (progressiva, que existe há muito tempo).
A causa mais comum de constipação crônica é a baixa ingestão de fibras. Esses componentes dietéticos são encontrados principalmente em frutas, verduras e grãos. 
Outro fator importante no desenvolvimento da constipação crônica é a baixa ingestão de líquidos. Eles hidratam as fezes e facilitam sua eliminação. Recomenda-se a ingestão de aproximadamente 2 litros de água por dia. Uma ressalva: o álcool tem efeito desidratante, ou seja, retira água das fezes fazendo com que elas fiquem endurecidas. Assim, ele piora a constipação, devendo ser evitado.
Outro componente que contribui para a constipação é o sedentarismo. Fato observado especialmente nos pacientes acamados, após cirurgias, etc. Não se sabe exatamente por que isso ocorre.
Uma condição fisiológica que está associada à constipação é a gravidez. Nessa fase, o organismo da mulher produz substâncias que fazem com que o intestino mova-se mais devagar. Outro fator que contribui é a compressão do intestino pelo útero aumentado.
Uma causa social é quando o indivíduo, por motivos sociais ou de higiene, ignora o desejo de evacuar, retendo as fezes. É bastante comum encontrarmos pessoas que só conseguem evacuar em casa. Esse adiamento constante da evacuação reduz a sensibilidade do intestino, e como as fezes permanecem mais tempo no intestino, ocorre maior absorção de água, levando ao seu ressecamento.

As causas mais freqüentes de obstipação intestinal são:

ü      Falta de fibras na alimentação
ü      Hábitos alimentares inadequados
ü      Hidratação inadequada
ü      Falta de atividade física
ü      Uso de medicamentos
ü      O tratamento nutricional visa:
ü      Regularizar o trânsito intestinal
ü      Corrigir erros alimentares
ü      Manter uma dieta mais laxativa
ü      Traçar um plano de hidratação adequada


Alimentos Recomendados:

ü      Frutas (sempre que possível com casca) como laranja, mexerica, mamão, ameixa preta, abacaxi, uva;
ü      Frutas que podem ser consumidas com cascas como: 
      maçã, pêra, laranja com bagaço entre outras.
ü      Sucos de laranja, mamão e abacaxi;
ü      Cereais e grãos integrais;
ü      Granola, centeio, aveia, farelo de trigo;
ü      Verduras de folha como alface, almeirão, rúcula, escarola;
ü      Feijão, lentilha, ervilha e grão de bico;
ü      Tomate, berinjela, beterraba, brócolis.

Para maiores duvidas e esclarecimentos consulte uma nutricionista!!!!!