terça-feira, 22 de março de 2011

Alguns erros alimentares que dificultam para uma alimentação saudável.


Os erros alimentares estão relacionados com desequilíbrios nos consumos de alguns grupos de alimentos e bebidas. E ainda com certos hábitos diários desajustados a um estilo de vida saudável.

ü      Consumo insuficiente
De legumes e frutas, fornecedores de nutrientes protetores da saúde; de peixe, rico em ácidos gordos essenciais; de cereais completos e seus derivados: o consumo de cereais muito "descascados" torna a alimentação muito mais pobre em fibras, vitaminas, minerais e gorduras de boa qualidade; de leguminosas, importantíssimas todos os dias; de água, a bebida por excelência.

ü      Consumo excessivo
De carne, sobretudo vermelha e seus derivados, ricos em gordura saturada, que aumenta os valores de "mau"colesterol; de gordura de "má" qualidade, através de alimentos fritos, processados e pastelaria; de açúcar, principal ingrediente de produtos alimentares como as bolachas, doces, refrigerantes consumidos diariamente em quantidades excessivas; de sal, ingrediente "escondido" em queijos, industrializados, pão, pastelaria e afins; de álcool, através principalmente das bebidas destiladas.

ü      Hábitos inadequados
O principal problema está relacionado com a falta de tempo para comer. Muitas pessoas iniciam o seu dia sem tomar o café da manhã e no total fazem apenas 2 ou 3 refeições. Quem come menos vezes habitualmente come mais em cada refeição e controla pior os alimentos que ingere. Pouca atividade física também não é compatível com um estilo de vida saudável.

terça-feira, 15 de março de 2011

Auto-estima: Eu posso e vou emagrecer!

Sentir-se feliz com seu corpo e consigo mesma é um fator fundamental nos dias de hoje, mas muitas mulheres até fogem dos espelhos, pois vivem uma dura guerra com a balança e seu corpo.
Viver e ter prazer são fundamentais para nossa auto-estima, e quando nos recusamos olhar para o espelho, e cuidar de nosso corpo, a depressão toma conta, junto observamos passivamente os ponteiros de a balança subir.
Se você se identifica com esse quadro precisa rever sua relação com você mesma e seu corpo urgente. O peso que tomou conta de seu corpo não define quem você é, e sim o estado que se encontra, e você pode mudar isso, estabelecendo um contato mais íntimo com o seu eu, buscando uma relação saudável com o que sente.
Emagrecer não é sinônimo de dietas restritivas, por isso a ajuda de profissionais da área ajudará encontrar um equilíbrio, pois perder peso não é nada fácil, mas manter-se magra depende da aquisição de novos comportamentos.
Então porque não perder peso devagar? Levamos meses, anos para acumularmos gordurinhas em nosso corpo e quer perdê-las como em um passe de mágica?
Perder peso não é significa tortura e sim uma adequação alimentar, por isso pessoas imediatistas querem que tudo aconteça rápido e se auto impõe dietas absurdas, como se punindo pelo prazer que tem por comer.
Quando olhamos para o que sentimos, verificamos que comemos muitas vezes por vontade de comer e não por fome, e aprendemos a lidar com nosso desejo ou até mesmo com nossos sentimentos é a chave do sucesso do emagrecimento.
Comemos emoções, raiva, angústia, ficamos ansiosos pelo resultado do vestibular, da entrevista de emprego, com a sandália linda que viu na vitrine da loja e dá-lhe comer, como forma de aplacar essas sensações atordoantes que está sentindo.
Uma vez identificando os gatilhos disparadores que a levam a esse comportamento, aprenderá a lidar com a comida de forma assertiva, melhorando a auto-estima e sua relação com seu corpo.
Afinal, ser feliz é ser saudável, praticar esportes e entender o que passa dentro e fora de você!

Fonte:
Luciana Kotaka -Psicóloga Clínica
www.comportamentomagro.com.br

quinta-feira, 10 de março de 2011

Alimentação saudável no retorno do Carnaval

O término do carnaval causa alguns transtornos para o organismo humano, assim como oscilações rápidas de estado emocional. Nos dias de folia é comum o corpo precisar de muito mais energia do que normalmente, devido à todo exercício físico necessário para dançar e pular. Quando os dias de festa acabam-se e a rotina normal de responsabilidades volta ao cotidiano é importante um cuidado especial com o corpo e equilíbrio da saúde. Nessas horas, alimentos específicos auxiliam no controle dessas oscilações muito discrepantes, entre ápice de euforia e necessidade de concentração.
É importante que se ingira nesse período alimentos anti-stress, mais conhecidos como calmantes. Dentre eles podem ser citados os peixes de água fria, verduras  – como brócolis, repolho e couve; alho, cebola, cereais integrais, linhaça, soja, chocolates, frutas como a melancia, maracujá, goiaba, mamão, acerola e banana; tomate, óleo de oliva, chás, oleaginosas (castanhas, nozes), especiarias, temperos e pimenta. Eles são ricos em vitaminas e minerais, que têm ação tranquilizante sobre o sistema nervoso.
Esses alimentos possuem propriedades antioxidantes. Sua principal função é combater os radicais livres, que são substâncias que fazem o processo de morte das células, levando ao envelhecimento, ao cansaço, fadiga muscular e mental, dentre outros malefícios.
A acerola e o brócolis, por exemplo, são ricos em vitamina C e combatem o estresse. A alface tranquiliza e reduz a ansiedade, a banana – por ser rica em potássio – regula os impulsos nervosos, e o maracujá, por sua vez, possui folhas e flores como calmantes naturais.
Esses tipos de alimentos ajudam na concentração, no controle emocional, no relaxamento corporal e mental, além de também auxiliarem numa boa noite de sono, que complementa alertando para outros alimentos que agem contra esses propósitos, como é o caso do álcool, gordura, café, sal e açúcar. Esses alimentos  não são nada funcionais. Possuem características mais agressoras e mais alergênicos, além de serem produtores de radicais livres e causadores de estresse. São muitos oxidativos, também conhecidos como “ladrões de energia”.