sábado, 20 de novembro de 2010

Os benefícios das Oleaginosas!!!

As oleaginosas entraram com tudo no rol dos alimentos aliados da saúde. Dentre seus benefícios, o mais citado está associado ao bom funcionamento do coração, já que possuem boas quantidades de gorduras mono e poliinsaturadas, responsáveis pela redução do LDL (o "mau colesterol"). Incluí-las na sua dieta é muito importante, desde que consumidas com MODERAÇÃO, já que possuem altos níveis calóricos.
As oleaginosas também são ricas em arginina, um aminoácido muito usado ultimamente na prática esportiva, por ser precursora natural de hormônio de crescimento (GH), além de óxido nítrico, uma substância vasodilatadora, que além de auxiliar no fornecimento de nutrientes às células musculares, por exemplo, ajuda a manter saudáveis os vasos sanguíneos.
As oleaginosas possuem uma substância chamada beta-sitosterol, que reduzem níveis excessivos de cortisol (=hormônio do estresse), que leva à uma resistência a perda de gordura, e eleva a compulsão alimentar.
Além de uma fonte protéica interessante, as oleaginosas possuem boa relação ômega-3: ômega-6, e ainda contêm ômega-9, gorduras que ajudam na redução de doenças cardiovasculares e mantém um estado inflamatório menor no organismo (sabe-se que muitas doenças são decorrentes de processo inflamatório!).

Castanha do Pará ou Castanha do Brasil
Retarda o envelhecimento, pois contém uma boa quantidade (uma unidade contém 200 a 400 microgramas) de SELÊNIO, um mineral que nosso organismo não consegue produzir e que combate os RADICAIS LIVRES. Isso faz do selênio um aliado do CÉREBRO, uma vez que combatendo os radicais livres, livra os neurônios dedoenças neurodegenerativas, como o ALZHEIMER. 
Além disso, ele colabora com o bom funcionamento da TIREÓIDE – ela precisa do mineral para produzir seus hormônios
Uma castanha-do-pará DIÁRIA é o suficiente, já que os níveis máximos do mineral que precisamos é de 400 microgramas.

Castanha de Caju
A castanha de caju possui uma CASCA dupla contendo uma TOXINA: o uruxiol, um alergênico que irrita a pele. Por isso a castanha deve ter sua casca removida somente por quem conhece este processo, jamais domesticamente.
As operações envolvidas no processamento da castanha são basicamente: o cozimento, a secagem, o corte, a quebra e retirada da casca, a classificação, a fritura e a embalagem.
A castanha de caju é rica em fibras, proteínas, minerais (magnésio, ferro, potássio, selênio, cobre e zinco), vitaminas A, D, K, PP e principalmente a E, carboidratos, cálcio, fósforo, sódio e vários tipos de aminoácidos.Um destes AMINOÁCIDOS é a ARGININA que, no metabolismo, transforma-se em óxido nítrico e este, por sua vez, alarga as artériass e diminui a pressão sanguínea
É interessante lembrar que a castanha é o FRUTO do cajueiro, e não o caju propriamente dito, que na verdade é um pseudofruto
Uma porção (100g) de castanha de caju possui 600 calorias e por isso deve ser consumida com moderação, principalmente pessoas com obesidade. 

Castanha Portuguesa
O fruto deste castanheiro contém uma amêndoa comestível, que fica coberta, externamente, por uma cápsula de aparência agressiva coberta por espinhos finos e penetrantes, uma espécie de ouriço. Quando o fruto amadurece, o ouriço se abre, oferecendo a castanha; mas esta não se solta sozinha, demandando um certo cuidado em sua MANIPULAÇÃO. 
Esta castanha possui uma menor quantidade de calorias (apenas 32). Contém 178 miligramas de POTÁSSIO, que combate a hipertensão e 9 microgramas de ÁCIDO FÓLICO, vitamina que diminui o risco de tumores. O SELÊNIO, muito encontrado na castanha-do-pará, não aparece com quantidades significativas na castanha-portuguesa. 

Amêndoa
A amêndoa é rica em: 
- proteínas (20% de sua composição)
- vitaminas E e B1
- potássio, fósforo, zinco, magnésio
- proteínas 
- fibras 
- gordura (aproximadamente 50%) do tipo insaturada, sendo a maior parte monoinsaturada, que associada a uma dieta saudável, pode ajudar a controlar as taxas do colesterol LDL, o conhecido "mau colesterol".
Ela é encontrada de duas formas: a DOCE, de uso mais amplo, e a AMARGA, de sabor marcante, que deve ser consumida com bastante moderação. Um dos componentes da amêndoa amarga, o ácido cianídrico, pode causar sérios problemas à saúde.
Para quem quer usufruir dos benefícios das oleaginosas e ainda perder peso, a amêndoa é mesmo a melhor opção. Além de ser rica em nutrientes, 12 unidades têm menos de 100 calorias. O ideal é consumir essa porção ao longo do dia (quatro unidades no lanche da manhã, quatro no lanche da tarde e quatro antes de dormir, por exemplo). 

Avelã
A avelã dispõe de um elevado conteúdo de GORDURA (48-66%), pelo que é muito aproveitada como matéria oleaginosa para objetivos alimentares e industriais. Entre 15 e 20 avelãs, podem levar à SUBSTITUIÇÃO DE UMA REFEIÇÃO completa. Assim, as avelãs desempenham um papel importante na alimentação dos diabéticos e auxílio para o emagrecimento supervisionado por um profissional da Nutrição. 
As folhas secas e o ÓLEO extraído da avelã podem ser comprados nas farmácias e são úteis nas inflamações do intestino e como depurativo e detergente nas feridas

Noz da Nogueira

Noz-da-nogueira é só mais um nome adotado pela NOZ-COMUM, aquela cheia de curvas e que mais parece um cérebro. A árvore tem origem na Pérsia e se acostuma melhor em lugares de clima temperado
Animais como os ESQUILOS são grandes consumidores dessa noz. Costumam armazenar uma porção delas durante o verão para poderem passar o inverno. 
A noz-da-nogueira também é muito utilizada na CULINÁRIA e em COSMÉTICOS. 
Como todas as outras oleaginosas, possui um alto teor de gordura (cerca de 730kcal cada 100g). Por esse motivo, também devem ter seu consumo moderado, principalmente para quem quer perder peso. Mesmo assim, não deve ser eliminada da dieta, uma vez que é rica em nutrientes importantes para o organismo, além de ácidos graxos essenciais (ômega-3 ômega-6).

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Mel: alimento para saúde e fonte de beleza.

O mel é uma substância doce, produzida pelas abelhas a partir do néctar de flores e guardada dentro de favos nas colmeias. É fonte de alimento totalmente natural para as abelhas, para os animais e para os seres humanos. Além da função de adoçar, ajuda cuidar da saúde, do bom funcionamento do nosso organismo e a tratar doenças como: gripe, asma, amigdalite e bronquite.
O mel contém em média 15% de água, 84% de açúcar (glicose e frutose), e pequenas quantidades de pólen e cera. É uma ótima fonte de energia e um pouco menos calórico que o açúcar. É rico em vitaminas, como ácido fórmico, o óleo essencial, sem falar nas enzimas (sucrase, amilase, protease), vitaminas do complexo B, vitamina C e sais minerais como o cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, potássio e sódio.

 Alguns benefícios do mel para saúde 

  •  Ajuda a tratar doenças respiratórias
  •  Tem função cicatrizante e protetora na pele
  •  Protege o fígado, promovendo a regeneração de suas células
  •  Reforça o sistema imunológico
  •  Tem ação antibacteriana e antiinflamatória
  •  Auxilia em problemas de circulação e dos músculos
  •  Facilita a digestão dos alimentos, regula o intestino e ativa o apetite
  •  Auxilia no tratamento de doenças do coração para quem pode ingerir açúcar.

Uma observação importante quanto ao mel é que seu consumo é contra indicado para crianças menores de dois anos em função do risco de contaminação do produto com esporos da bactéria Clostridium botulinum, os quais ingeridos predispõe ao botulismo e os bebês, devido à imaturidade de seu sistema imunológico, estão mais sucetíveis ao desenvolvimento dessa doença.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

A alimentação no tratamento do Peeling

Uma das armas mais eficientes da dermatologia estetica para o combate do envelhecimento facial é o peeling . O peeling é um tratamento estético feito por meio de ácidos e outros cremes manipulados. Durante o processo de peeling ocorre uma destruição da camada superficial, média ou profunda da pele , que sofre uma escamação de suas camadas, eliminando células mortas e dando lugar a uma pele nova , livre de rugas, manchas, acne e outras imperfeiçõe.
O peeling promove uma renovação celular, substituindo as células mortas e dando também um aspecto mais bonito à pele. São indicados para melhorar a textura da pele, promover o rejuvenecimento através da renovação celular, do estímulo à produção de colágeno, incremento à hidratação, e também no tratamento da correção de imperfeições faciais ou corporais. O tipo de peeling mais utilizado é o peeling químico.
É importante durante o tratamento ter uma alimentação saudável. Uma alimentação composta de vitamina A, vitamina C, cobre, manganês, e silício.

Fontes:
-Vitamina A: cenoura, manga, damasco, polpa de acerola, espinafre, couve, acelga, brocolis, etc.
-Vitamina C: mamão papaia, morango, kiwi, goiaba, espinafre, cenoura crua, ameixa, acerola, laranja, pepino, etc.
-Cobre: avelã, amêndoa, caju, pistache, amendoim, ostra cozida, abacate, cogumelo cozido, camarão cozido, acelga, etc.
-Manganês: germen de trigo, avelã, abacaxi fresco, espinafre, arroz integral cozido, alface, cenoura, morango, etc.
-Silício: aveia, avelã, banana, alcachofras, cebola, morango, tâmara, alho porro, aspargos, etc.


quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Colágeno e sinais da idade


O colágeno é necessário em várias partes do nosso corpo como cabelos, unhas, pele, o que muita pouca pessoas sabem é que podemos acentuar a produção deste hormônio através da alimentação. O colágeno é o que fortalece as unhas, deixa nosso cabelo com beleza das estrelas e na nossa pele ele faz a elasticidade dela. Com a baixa produção de colágeno nosso corpo fica desprotegido contra as ações do tempo. 
O organismo começa a reduzir a produção de colágeno a partir dos 25 anos de idade. Aos 50, produz apenas 35% do colágeno necessário. Nas mulheres,devido à diminuição do hormônio estrogênio na menopausa, a queda é mais acentuada . A perda do colágeno em nosso organismo, pode ser atenuada por meio de uma alimentação equilibrada. A dieta rica em proteínas magras estimula a produção de colágeno. Para que o colágeno possa ser sintetizado pelo organismo, é importante consumir alimentos que contenham vitamina C, vitamina E, cobre,selênio,zinco e silício.

 

O SÍLICIO É UM MINERAL IMPORTANTE NA PRODUÇÃO DE COLÁGENO, SUBSTÂNCIA RESPONSÁVEL PELA FIRMEZA E ELASTICIDADE DA PELE.

Guarde bem este nome: silício. Um mineral importante na produção de colágeno, aquela substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele, e que mulheres e homens com mais de trinta anos começam a perder. Segundo dermatologistas, a partir dessa idade a produção de colágeno cai 1% ao ano. Por isso a importância de repor a perda com alimentos ricos em silício.
A aveia também tem muito silício. Duas colheres de sopa do farelo devem passar a fazer parte do café da manhã com as frutas ricas no mineral.
Consumir cerca de 2 a 3 porções de frutas por dia. Pensando na manga e na banana que são ricas em silício, e que são frutas um pouco mais calóricas, a gente considera uma porção meia unidade de banana, ou meia manga. Então consumindo, uma manga mais uma tangerina a gente estaria atingindo essa quantidade de silício através das frutas.
Abacaxi também está na lista: duas fatias equivalem a uma porção. Outra fonte do mineral são as frutas secas, principalmente as tâmaras. O arroz, os pães e as massas devem ser integrais.

ALIMENTOS FIRMADORES DA PELE

PROTEINAS MAGRAS: Atum,Salmão,ovo,peito de peru ou frango,queijo cottage,iogurte desnatado
VITAMINA C: caju,kiwi,acerola,goiaba,laranja ,cenoura ,pepino
VITAMINA A e E : cenoura
ZINCO: avelã,amêndoa,castanha do Pará,ovos,frutos do mar
SELENIO: nozes,salmão,frango,carne
SILÍCIO: aveia ,cevada, salsa, nabo, avelã, feijão, centeio, trigo, banana,
alho, alcachofras, Alho porro,Cebola, Aspargos, Mel, Morango, Nabo, Pepino, Pinhão, Tâmara,
COBRE: fígado bovino,caju,avelãs,cogumelos,lentilha e aveia.

EVITAR: fumo, álcool e ingestão de gordura saturada.
A gelatina tem só 10% de proteína e, por isso, não deve ser considerada como alternativa para firmar a pele .

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Benefícios da Linhaça

A semente de linhaça é uma excelente fonte vegetal de ácidos graxos ômega 3 na forma de Ácido Alfa-Linolênico e de ômega 6. Gorduras essenciais para o perfeito funcionamento do corpo, auxiliando na redução do LDL-col, da inflamação e da agregação plaquetária, reduzindo assim o risco de formação de trombos que são os causadores de Aterosclerose (entupimento de veias), sendo considerada um protetor cardíaco.
Também é fonte de fibras que ajudam no bom funcionamento intestinal, prevenindo cânceres no cólon;
Além de um composto chamado lignana, que é um composto fitoquímico que, segundo estudos, pode atuar na prevenção do câncer de mama e, por apresentar uma estrutura química similar ao estrógeno, pode ajudar a prevenir os sintomas da menopausa.
Já foi comprovado que o consumo de apenas 10 gramas por dia já proporciona proteção de cânceres intestinais, proteção cardíaca e minimização de sintomas da menopausa.
Além de todos os benefícios já citados, a linhaça possui um forte efeito desintoxicante, que ajuda o organismo a se livrar de toxinas e excessos, como o caso da gordura (em excesso). Além disso, após seu consumo liberam uma ordem para o cérebro que manda produzir um hormônio chamado colecistocinina que provoca sensações de saciedade.
 O ideal é consumir a linhaça crua, integral e triturada na hora do seu consumo.
Mais interessante ainda é deixá-la de molho em água potável por um mínimo de 4 horas (ideal 8 horas) antes de seu consumo. A este processo dá-se o nome de pré-germinação da semente.

Para aproveitar o óleo da semente é necessário quebrar a semente. Como as sementes são muito pequenas e de difícil mastigação é recomendável triturá-la! Ou pré-germiná-la, pois assim os benefícios de dentro da semente são transportados para a água. A semente poderá ser consumida com as frutas, cereais, e a água de molho com algum suco.

Modos de venda
Semente de linhaça: contêm todos os benefícios;
Semente de linhaça triturada: também contêm todos os benefícios, MAS tem que conter antioxidantes para manter as propriedades da linhaça!!!! Os ômegas 3 são muito sensíveis, quando dentro da semente são protegidos de luz e oxigênio. Quando a semente é triturada esse óleo fica exposto à oxidação, por isso na composição deverá conter algum antioxidante, senão esse alimento deixa de ser fonte de gorduras de boa qualidade para fonte de gorduras oxidadas!!!!!
Farinha de linhaça: porção rica em fibras.

O que acontece se consumida em excesso?

Por ter alto teor de fibras poderá causar desconforto gastrointestinal;
Devido à gordura poderá causar desequilíbrio entre os ômegas.

A semente de linhaça tem calorias, uma colher de sopa de semente de linhaça tem aproximadamente 66 kcal.

Composição: 100 gramas: 493 kcal; 14g de proteínas; 32 gramas de lipídeos, 44 gramas de carboidratos, sendo 32 gramas de fibras.


Lembre-se que calorias não é o mais importante. O que realmente importa é os NUTRIENTES!!!!!!!!
NOSSO COPORPO NÃO É UMA CALCULADORA, que verifica somente o quanto de calorias foram gastam e o quanto foram consumidas e desse resultado faz um balanço final!!!!
O que acontece realmente é: você ao longo do dia, da semana, da vida, consome alimentos que disponibilizam calorias e nutrientes para o perfeito funcionamento do seu corpo! As calorias dão energia, os nutrientes ativam a utilização da energia.
Assim, sem nutrientes mesmo consumindo baixas calorias o corpo NÃO funciona, pois não têm quem ative a utilização de energia. Conseqüência; você não cresce e não emagrece!!!!!



*Fonte: Vanessa Lobato - Nutricionista