terça-feira, 28 de setembro de 2010

O VERÃO EStÁ QUASE AÍ !!!!!




Vem chegando o verão...


...prepare-se para entrar na estação mais quente do ano com mais saúde e bonita!!!!!


Entre em contato e saiba como se preparar para a próxima estação.




                                                  

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Conheça os benefícios do Abacate, Laranja e Morango

As frutas são ricas em vitaminas e sais minerais essenciais para o organismo. Além disso, elas também fornecem fibras, importantes para regular o intestino.
Consumir as frutas na sobremesa é uma excelente forma de driblar o consumo de doces. O sabor de algumas frutas vem da presença da frutose (açúcar natural das frutas). Elas são uma alternativa para pessoas que têm necessidade de comer doce após as refeições ou até mesmo durante o dia.
Conheça os benefícios dessas frutas:

Abacate

O abacate é um aliado no controle ao diabetes, ao colesterol e na prevenção do reumatismo. Para tanto, é importante incluir a fruta em uma dieta equilibrada e rica em nutrientes. A nutricionista alerta no entanto, que ele contém alto teor calórico e seu consumo não deve superior a três colheres por dia. A fruta é rica em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, vitaminas, sais minerais e glutationa – um poderoso antioxidante.



Laranja

A laranja possui, em média, 45 calorias e contém cerca de 70 mg de vitamina C, que é uma quantidade maior do que as necessidades diárias de um adulto.
A vitamina C é um antioxidante que protege contra danos causados às células pelos radicais livres (produzidos no organismo com a queima do oxigênio para produção de energia) e, segundo alguns estudos, ajuda a reduzir o risco de certos tipos de câncer, problemas do coração, derrames cerebrais e outras doenças.
A parte fibrosa (bagaço) é um grande estimulador do funcionamento intestinal. Outra vantagem é o seu baixo teor calórico.
A laranja também é rica em vitaminas do Complexo B, contém um pouco de vitamina A e é considerada a melhor fonte de vitamina C. Além disso, a laranja contém açúcares simples, que são facilmente assimilados pelo organismo.


Morango

A fruta é rica em antioxidantes, que protegem o coração e previnem contra o câncer. A vitamina C, que está presente nesta fruta de forma significativa, é um bom exemplo. Ela também auxilia na cicatrização, além de aumentar a absorção do ferro e a resistência aos processos infecciosos. Uma porção de oito morangos apresenta mais vitamina C do que uma laranja.
O morango também possui flavonóides, vitaminas do complexo B, ácido fólico e vitamina A. Ele ainda é boa fonte de cálcio e potássio. Por ser rico em água — cerca de 90% da sua composição — a fruta possui ação diurética. Cem gramas de morango fornecem 39 calorias.


Para mais dicas, e uma dieta diferenciada e individualizada, agende uma consulta.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ACELERE SEU METABOLISMO

1o Passo: Não pular nenhuma refeição – Se alimentar a cada 3 horas.
A ingestão alimentar é fundamental para a aceleração do metabolismo, pois é a partir dela que produzimos energia, o combustível do organismo. Sem energia, a pessoa fica lenta, e o metabolismo desacelera, pois entende que deve poupar esforços. Tudo isso ocorre devido a alterações hormonais provocadas pelos níveis oscilantes de insulina na circulação sanguínea.


2o Passo: Comer gorduras-insaturadas.
Muitos entendem que consumir gordura faz mal a saúde, mas esse nutriente é responsável por várias funções no organismo, como a síntese de hormônios e o transporte de algumas vitaminas. Outro fator importante e auxiliar de uma dieta de emagrecimento, é o fato de as gorduras insaturadas (castanha-do-Pará, abacate, azeite de oliva extra-virgem, amendoim, nozes) retardarem a digestão do carboidrato, permitindo um consumo mais homogêneo de energia, e aumentarem a motilidade gástrica e intestinal.


3o Passo: Tomar café-da-manhã.
Não realizar o desjejum provoca o atraso no metabolismo. Uma pesquisa realizada mostrou que mulheres de uma mesma faixa etária, que nunca ingeriam alimentos pela manhã, ao comerem no café-da-manhã reduziram em 3% o nível de gordura corporal em dois meses. Isso pode representar mais de 2kg. Esse fato ocorre porque pela manhã o corpo demanda mais energia, pois o hormônio do estresse, o cortisol está em níveis mais altos.


4o Passo: Dormir bem é fundamental.
Uma noite tranqüila e bem dormida, além de promover o bem-estar, é capaz de regular o metabolismo da glicose e reduzir o risco de resistência à insulina e diabetes. A privação de sono leva a tolerância à insulina. A leptina, um hormônio capaz de controlar a ansiedade é liberado durante o sono. Pessoas que dormem pouco ou mal, tendem a serem mais lentas e mais ansiosas, resultando em ganho de peso.


5o Passo: Comer fibras.
O ritmo de queima calórica é determinado geneticamente, mas alguns alimentos como as fibras, são capazes de acelerarem esse processo, pois aumentam o tempo de digestão, fazendo com que o organismo trabalhe mais e gaste energia.


6o Passo: Dançar, principalmente ritmos agitados.
A atividade física aeróbia aumenta em 25% a taxa metabólica ao longo do dia. Pessoas que praticam exercícios regulares são capazes de manterem seu metabolismo mais acelerado por até 12 horas após a atividade.


 
7o Passo: Beber água fria.
O organismo realiza quase todas as suas funções na presença de água. Sua falta provoca o retardamento de vários processos metabólicos. Beber 8 copos de água gelada (5oC) ao longo do dia queima cerca de 200Kcal, porque o organismo consome energia para elevar a temperatura do líquido ao nível do corpo (temperatura interna – 27oC).
 
 
*Fonte: Dra.Fernanda Machado Soares.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Alimentação em dia pós gestação

Quando você descobre que está esperando um filho, inicia-se uma fase de expectativas e sonhos, e um tempo de cuidados especiais com você e o bebê que está chegando. Afinal, durante nove meses seu corpo passa por inúmeras transformações: os seios crescem, as formas ficam arredondadas e a pele muito mais sensível. Além disso, durante a gravidez a mulher fica suscetível à flacidez, celulite, estrias e outros problemas mais.

Todos esses inimigos podem ser controlados, uma vez que são resultados de uma alimentação inadequada, excessos de peso e pouco exercício. Se você evitar esses erros, seu corpo vai voltar ao normal em poucos meses após o parto, sem grandes sacrifícios. E cuidar de você significa cuidar do seu bebê!


Alimentação balanceada
Siga um cardápio saudável. Os nutrientes essenciais, nesse período, são:

- Proteínas: devem ser consumidas no almoço e jantar. Prefira peixes, aves, carnes magras, ovo, ervilha, feijão e lentilha. Leite e derivados também são boas fontes desse nutriente;
- Carboidratos: fornecem energia. Dê preferência aos carboidratos complexos, presentes nas frutas e verduras, e aos cereais integrais, como arroz integral, pães integrais, aveia, granola, linhaça;
- Ácido fólico (Vitamina B9): combate anemias e doenças cardiovasculares, presente em alimentos como espinafre, vegetais folhosos verde-escuro, fígado, levedo de cerveja, cenoura e gema de ovo;
- Vitamina A: essencial à preservação e ao funcionamento normal dos tecidos, assim como, ao crescimento e desenvolvimento. Pode ser encontrada em alimentos como carnes, fígado, óleos de peixe, gema de ovo, leite integral, vegetais folhosos verde-escuro, vegetais amarelo-alaranjados (abóbora e cenoura) e frutas amarelas e laranjas (manga, mamão, pêssego);
- Vitamina B6: auxilia na absorção das proteínas, presente nos cereais integrais, verduras verdes-escuras, batata e banana;
- Vitamina C: protege contra as infecções, é vital para produção de colágeno e auxilia a absorção do ferro. Abuse das frutas e verduras;
- Ômega-3: importante para o desenvolvimento mental e visual do bebê, presente em alimentos como sardinha, atum, salmão e linhaça;
- Cálcio: essencial para saúde dos ossos e dentes. Consuma leite e iogurtes desnatados, ricota, cottage, vegetais verdes-escuros e gergelim;
- Ferro: especial cuidado deve ser tomado nesta fase quanto às perdas sanguíneas. Consuma carnes vermelhas, vísceras (fígado, coração, moela), vegetais verdes-escuros (couve, rúcula, agrião, mostarda), leguminosas (feijões, fava, ervilha, grão de bico, lentilha), grãos integrais, nozes e castanhas, melado de cana, rapadura, açúcar mascavo;
- Beba líquidos em abundância, principalmente água, sucos de frutas e leite;
- Evite o excesso de açúcar, farinhas refinadas, gordura de origem animal, frituras e condimentos;







Para mais dicas, e uma dieta diferenciada e individualizada, agende uma consulta.








quinta-feira, 9 de setembro de 2010

10 Dicas de uma alimentação saudável na gestação

1ª Enjoada?????
Para passar a sensação de enjôo, é indicado tomar água gelada com gotas de limão, ou suco de limão. É bom também utilizar o limão para temperar saladas de folhas, pois alem de contem Vitamina C, é uma fruta cítrica e faz com que a digestão seja mais fácil e menos enjoativa.

2ª Álcool e Cafeína
Não faça o consumo exagerado de bebidas cafeinadas e doce. Evite bebidas alcoólicas e de preferência a comidas mais leves e naturais como frutas, legumes e verduras. Evite temperos industrializados de espaço aos naturais como cebola, salva e ervas.
 
3ª Xô Gordura!!!!!!
Exclua do seu cardápio, alimentos gordurosos e frituras. Substitua-os por assados, grelhados ou cozidos. E na hora de preparar os alimentos, procure usar o mínimo de óleo vegetal possível.

4ª Pressão!!!!
Reduza a quantidade de sal na hora de preparar as comidas e evite consumir azeitonas, salgadinhos e fritos em geral (petiscos). O excesso de sal nos alimentos pode provocar inchaços e hipertensão (pressão alta), entre outros problemas.

5ª Muita Calma!!!!
Sem pressa na hora de se alimentar. A comida tem que ser colocada em pequenas quantidades na boca e deve ser bem mastigadas.

6ª Liquido
É permitido tomar água e sucos a vontade, de preferência após as refeições, nunca durante elas.

7ª Cálcio
Leite e derivados são ótimos para a alimentação durante a gravidez porque possui cálcio.

8ª Carne? Hummm!!!!
As carnes em geral são importantes para a alimentação, por conterem ferro. A absorção de ferro por ser de origem animal é mais eficiente do que o extraído dos vegetais. De preferência a carnes magras.

9ª Prisão de Ventre
Isso é comum em grávidas. Para que o intestino funcione normalmente é indicado que a gestante consuma, cereais integrais, aveia, verduras cruas, mamão, e ameixas pretas cruas.

10ª Grãos e Cereais
É muito importante para a gestação a ingestão de grãos como feijão, lentilha, ervilha, entre outros. É recomendável que esses grãos sejam consumidos no almoço, para que a digestão seja mais fácil. De preferência também a cereais integrais, raízes e tubérculos como arroz, aipim e batatas. Alem de serem fontes de energia, os cereais integrais são ricos em minerais e Vitamina B1, B2 e E.

 
 
Para mais dicas, e uma dieta diferenciada e individualizada, agende uma consulta.

domingo, 5 de setembro de 2010

Acne e Alimentação

A Acne trata-se de uma afecção que ocorre no interior da pele, devido aumento da produção sebácea, geralmente associada a puberdade e o desequilíbrio hormonal comum nessa fase, portanto atinge cerca de 80% dos adolescentes. Entretanto é comum encontrar adultos, principalmente mulheres, que ainda tenham problemas com espinhas e cravos. No caso das espinhas, ocorre um processo inflamatório no local, devido ação bacteriana. Associa-se também o desequilíbrio da saúde intestinal, decorrente de má alimentação, com o surgimento de acnes.
Tratamento Nutricional:
Em primeiro lugar temos que nos assegurar que a absorção dos nutrientes necessários ocorra efetivamente. Portanto é extremamente importante que o intestino esteja em pleno funcionamento. Para isso devem-se incluir na alimentação, cereais integrais (farelo de aveia, gérmen de trigo, arroz integral e etc), frutas, verduras e legumes variados, além de um grande consumo de água, sucos e etc. Em alguns casos podem ser necessário um tratamento específico para restabelecer a flora microbiana intestinal, todavia, para isso é necessário orientação de um nutricionista.
Quando falamos em tratamento estético, devemos partir do princípio de uma alimentação anti-inflamatória, uma vez que a alimentação habitual (carnes gordas, leite integral, alimentos refinados, doces, bebidas alcoólicas, embutidos e enlatados), são pró-inflamatórios, ou seja, favorecem o aparecimento da inflamação.
Essa inflamação contínua apesar de ser extremamente perigosa, pode ser modulada pela alimentação e por hábitos de vida saudáveis. Uma alimentação baseada em alimentos anti-inflamatórios, reduz a inflamação, favorece a saúde e previne danos aos tecidos.
Existe uma grande variedade de alimentos que podem ser incorporados ao hábito alimentar, para que haja o benefício não só anti-inflamatório, mas também antioxidante. Os principais são:
- Peixes: os peixes são fontes de proteínas leves, e apenas por isso já deveriam ser mais utilizados na alimentação habitual, claro que em preparações adequadas (grelhados, ensopado com legumes e etc.). No caso dos peixes de água salgada e profunda (salmão, atum, arenque sardinha e etc.), podemos aproveitar a grande quantidade de Ômega 3 que eles possuem.
-Hortaliças: As hortaliças são fontes indispensáveis de muitas vitaminas, minerais e fibras. Os folhosos de cor verde-escuro são riquíssimos em nutrientes que combatem a inflamação e os radicais livres. Hortaliças de cor alaranjada são fontes de betacaroteno, um excelente antioxidante. O ideal é que se faça um rodízio das hortaliças, para que se consiga uma maior quantidade de nutrientes.
-Frutas: Assim como as hortaliças é importante que haja uma variação constante das frutas consumidas. Frutas cítricas são fontes de vitamina C que atua como antioxidante. Frutas vermelhas além da ação antioxidante atuam também contra a inflamação.
- Castanhas: As castanhas de caju, castanha do Pará, amêndoas, nozes, são alimentos ricos em selênio, que atua como antioxidante, além de possuírem boas gorduras.
- Sementes/Integrais: A linhaça, assim como os peixes de água salgada e profundas, é rico em Ômega 3. Gergelim, rico em cálcio e fósforo, e gordura de boa qualidade. O gérmen de trigo tem ação protetora contra a poluição. Quinua excelente fonte de proteínas, gorduras boas, grande quantidade de vitaminas, fibras e minerais.
De tudo o que foi colocado aqui, é importante frisar que os anti-inflamatórios são para reduzir a inflamação no organismo, ou seja, são benéficos para acnes e celulite, principalmente; os alimentos antioxidantes agem contra os radicais livres, que favorecem o processo do envelhecimento precoce; e as fibras tem papel muito importante no aumento da saciedade e por consequência na redução de peso, além de alimentarem as bactérias intestinas, garantindo ainda mais a saúde como um todo.
Aliada a alimentação devem estar a prática de atividade física e adoção de hábitos de vida mais saudáveis (não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas), tudo isso para garantir uma maior eficácia dos resultados.
Aproveite ao máximo o benefício que os alimentos podem te oferecer.

Fonte: ANutricionista.Com - Paulo Henrique Rodrigues - CRN8 6476 - Nutricionista em Marialva.

Para mais dicas, e uma dieta diferenciada e individualizada, agende uma consulta.